UEPB - Repositório Digital

Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Joana Dark
dc.date.accessioned 2016-12-16T13:48:19Z
dc.date.available 2016-12-16T13:48:19Z
dc.date.issued 2016-12-02
dc.identifier.other 616.858
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12106
dc.description LIMA, J. D. Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo discutir acerca contribuições da educação inclusiva para crianças portadoras de Síndrome de Down a partir das teorias interacionistas, bem como refletir sobre as contribuições da educação inclusiva; refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação e adequações curriculares a partir das contribuições da educação inclusiva. Partimos do pressuposto de que a inclusão vai muito além da inserção de crianças portadoras de patologias dentro do espaço escolar, uma vez que se faz necessário formá-la para autonomia (FREIRE, 1996). Traçamos, de forma sintética, a história dos estudos da Síndrome de Down para, estudar três tipos dessa síndrome, em seguida, refletimos sobre a educação inclusiva, por fim, refletir sobre como a relação entre escola, família e desenvolvimento da criança. Pautamo-nos no método de pesquisa bibliográfica proposto por Lakatos (2008). Utilizamos como referência os autores: Vygotsky (1978), Bakhtin (1988), Brandão (1985), Coll (2004), Monacorda (1989), Salamanca (1994), Santos e Paulino (2006), Abrange (2013). Dessa maneira, esperamos contribuir para o entendimento da Síndrome de Down e da inclusão enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta