Resumo:
Temas como intolerância religiosa, escravidão, racismo, dentre outros ainda se
tornam assuntos debatidos em nossa sociedade, ou por que não dizer em todo o
mundo. Uma nova tendência de pensamentos e ações vem surgindo ao longo dos
anos como uma forma de combate e prevenção de atitudes agressivas
impulsionadas por uma crença que prega a existência de raças superiores, que
devem superar as raças ditas como inferiores, sendo este, um argumento utilizado
muitas vezes para justificar o domínio, enquanto estratégia de poder, levando a
escravidão, não apenas do corpo, mas da alma de um povo, como também temos
exemplos de domínio de determinados povos por outros, ressaltando em alguns o
complexo de inferioridade, exemplo muito claro vivenciado na história de nosso País.
Da mesma forma que episódios como os genocídios que ocorreram durante toda a
história de nossa humanidade, são fatos presentes em nossa história e que devem
ser debatidos com clareza dos fatos. Dessa forma o presente trabalho tem como
finalidade expor a figura do professor enquanto colaborador e disseminador de
conhecimento, por sua postura em sala de aula diante sua colaboração na
construção da autoestima das crianças negras em seu processo de ensino e
aprendizagem. O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da
história, cabe a nós, enquanto educadores desconstruir essa imagem de
marginalização para que essas crianças possuam um novo futuro e construam uma
nova nação, que se não livre de prática preconceituosa e racista, mas tolerante as
questões da diversidade social, a que estamos constantemente expostos.
Descrição:
SILVA, S. P. da. Racismo, Preconceito e Discriminação: O papel
dos(as) professores(as) na construção da
autoestima de crianças negras. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.