Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais no cotidiano
escolar, tentando compreender de que forma as ações que perpassam este
ambiente de socialização, como o racismo, práticas discriminatórias, refletem no
processo de construção da identidade da criança negra. Pois é fato que a educação
no Brasil, sempre aconteceu de forma desigual, direcionando sua prática a cultura
eurocêntrica, práticas essas presentes até os dias atuais. O tema em questão foi
analisado por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseando-se também nos
resultados de uma pesquisa de campo, com alunos do 3º ano do Ensino
Fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Pilões/PB. O estudo
apresentado demonstra o quanto ainda é forte e presente os padrões da cultura
eurocêntrica, contribuindo para negação da identidade das crianças negras,
prejudicando sua autoestima, comprometendo sua relação com o outro e com o
mundo que o cerca. A partir da pesquisa podemos perceber como são silenciadas
questões que envolvem a temática étnico-racial no contexto escolar, ficando claro
também a falta de conhecimento da Lei 10.639/03, a qual torna obrigatório o ensino
de Historia e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, lei essa que
altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), tendo como objetivo principal o de
promover uma educação na qual se reconheça e valorize a diversidade, valorizando
as origens do povo brasileiro, como também a construção e o fortalecimento da
identidade negra.
Descrição:
SILVA, E. P. de S. As relações étnico-raciais no cotidiano escolar: reflexões a partir de uma Escola Pública do município de Pilões/PB. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.