Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a atuação do Curso de Pedagogia do
Centro de Humanidade no campo da Educação para Relações Etnico-raciais
contemplando a Formação Docente e a Lei 10.639/03. Como procedimento
metodológico a pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos da história e
cultura na voz de autores cuja linha de pensamento se relaciona, em especial, com a
educação para Relações Etnico-raciais e a Formação Docente, foco deste estudo.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e na coleta de dados foi adotado o instrumento
do questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado aos alunos e as alunas
concluintes do curso de Pedagogia realizado na Universidade Estadual da Paraíba,
Campus III e a análise documental. Os dados analisados foram as respostas
contidas no questionário e a apreciação documental que teve o Projeto Político
Pedagógico-PPP, como objeto. Os resultados estão evidenciando o quanto é
importante numa sociedade multicultural a construção de uma educação que
socialize e enfatize a valorização da cultura afrodescendente nas escolas e a
proposta deve estar contida no PPP, que deverá ter aberto o caminho para a sua
reformulação, uma vez que se nutre da dinâmica social. Dessa forma, o Curso de
Pedagogia está em sintonia com a solicitação social no que diz respeito a atender ao
trabalho com a temática étnico-racial, todavia identificou-se um isolamento das
disciplinas com conteúdos do campo afro-brasileiro e uma carência desses estudos
em outras disciplinas, sobretudo as que tem vinculação direta com o segmento
infantil.
Descrição:
SANTOS, A. S. do N. Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.