UEPB - Repositório Digital

Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Avanay Samara do Nascimento
dc.date.accessioned 2017-01-31T17:53:13Z
dc.date.available 2017-01-31T17:53:13Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12177
dc.description SANTOS, A. S. do N. Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar a atuação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidade no campo da Educação para Relações Etnico-raciais contemplando a Formação Docente e a Lei 10.639/03. Como procedimento metodológico a pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos da história e cultura na voz de autores cuja linha de pensamento se relaciona, em especial, com a educação para Relações Etnico-raciais e a Formação Docente, foco deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e na coleta de dados foi adotado o instrumento do questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado aos alunos e as alunas concluintes do curso de Pedagogia realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III e a análise documental. Os dados analisados foram as respostas contidas no questionário e a apreciação documental que teve o Projeto Político Pedagógico-PPP, como objeto. Os resultados estão evidenciando o quanto é importante numa sociedade multicultural a construção de uma educação que socialize e enfatize a valorização da cultura afrodescendente nas escolas e a proposta deve estar contida no PPP, que deverá ter aberto o caminho para a sua reformulação, uma vez que se nutre da dinâmica social. Dessa forma, o Curso de Pedagogia está em sintonia com a solicitação social no que diz respeito a atender ao trabalho com a temática étnico-racial, todavia identificou-se um isolamento das disciplinas com conteúdos do campo afro-brasileiro e uma carência desses estudos em outras disciplinas, sobretudo as que tem vinculação direta com o segmento infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação-racial pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Projeto Político Pedagógico pt_BR
dc.title Vozes e projeto político pedagógico: a temática étinco-racial no curso de Pedagogia/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta