UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Cláudia Ribeiro de Andrade da
dc.date.accessioned 2017-01-31T19:32:56Z
dc.date.available 2017-01-31T19:32:56Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12181
dc.description SILVA, A. C. R. de A. da. Práticas de leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O uso das práticas de leitura na sala de aula constantemente é primordial para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do discente, onde incentiva o gosto e prazer em ler, podendo formar leitores competentes e que leiam pela vida a fora. Sendo assim esta pesquisa objetivou identificar as práticas de leitura desenvolvidas nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I no turno manhã da escola Municipal Padre Joaquim Simões. Primeiramente apresentaremos concepções de leituras fundamentadas em Cagliari (2009); Alves (1999); Soligo (2001); num segundo momento buscaremos entender sobre alfabetização e letramento: Práticas inseparáveis. Logo procuramos embasamento teórico em Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999); Soares (2009); Russo (2012); Num terceiro momento abordamos prática de leitura na sala de aula, assim recorremos as contribuições de Cagliari (2009); Smith (2001). Num quarto momento abordaremos discussões sobre o incentivo da leitura na escola apoiamo-nos em Russo (2012); Alves (1999); Nascimento e Soligo (2001); Lerner (2001). Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico as pesquisas de campo, bibliográfica e documental. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados desta pesquisa revelam que as práticas de leitura devem ser desenvolvidas na sala de aula de maneira lúdica e bem-sucedida, incentivando o discente a sentir encanto em ler. Assim como também verificamos na instituição que os profissionais criam estratégias de ensino para possibilitar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento dos alunos ampliando o seu repertório leitor. Sendo assim, foi possível compreendermos que a prática pedagógica do docente contempla o aumento do gosto e prazer pela leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Ação docente pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Práticas de leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta