Resumo:
O uso das práticas de leitura na sala de aula constantemente é primordial para o
desenvolvimento do ensino e aprendizagem do discente, onde incentiva o gosto e
prazer em ler, podendo formar leitores competentes e que leiam pela vida a fora.
Sendo assim esta pesquisa objetivou identificar as práticas de leitura desenvolvidas
nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I no turno manhã da escola
Municipal Padre Joaquim Simões. Primeiramente apresentaremos concepções de
leituras fundamentadas em Cagliari (2009); Alves (1999); Soligo (2001); num segundo
momento buscaremos entender sobre alfabetização e letramento: Práticas
inseparáveis. Logo procuramos embasamento teórico em Emilia Ferreiro e Ana
Teberosky (1999); Soares (2009); Russo (2012); Num terceiro momento abordamos
prática de leitura na sala de aula, assim recorremos as contribuições de Cagliari
(2009); Smith (2001). Num quarto momento abordaremos discussões sobre o
incentivo da leitura na escola apoiamo-nos em Russo (2012); Alves (1999);
Nascimento e Soligo (2001); Lerner (2001). Para realização dessa análise utilizamos
como procedimento metodológico as pesquisas de campo, bibliográfica e documental.
O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados desta
pesquisa revelam que as práticas de leitura devem ser desenvolvidas na sala de aula
de maneira lúdica e bem-sucedida, incentivando o discente a sentir encanto em ler.
Assim como também verificamos na instituição que os profissionais criam estratégias
de ensino para possibilitar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento dos alunos
ampliando o seu repertório leitor. Sendo assim, foi possível compreendermos que a
prática pedagógica do docente contempla o aumento do gosto e prazer pela leitura.
Descrição:
SILVA, A. C. R. de A. da. Práticas de leitura em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.