Resumo:
A alfabetização e o letramento são dois termos distintos, porém, inseparáveis
no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o presente tema surgiu a
partir das inquietações sobre como se desenvolve a alfabetização e o
letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. A referida pesquisa teve
como objetivo identificar as práticas dos professores que atuam nos anos
iniciais do ensino fundamental, para assim, averiguar como acontece a
aquisição da leitura e escrita pelas crianças em processo de
aprendizagem. Inicialmente apresentaremos discussões acerca do histórico do
processo de construção da escrita, fundamentados em Cagliari (2009), Oliveira
(2009). Em seguida partiremos para, Alfabetização: processo de aquisição da
leitura e escrita. Logo procuramos embasamento teórico em Ferreiro (2010),
Silva (1994). Posteriormente para fundamentar nossa pesquisa caminhamos
sobre o conceito de alfabetização e letramento, assim recorremos às
contribuições de Soares (2010), Ferreiro (2010). Num quarto momento
discutimos sobre concepções e teorias que sustentam a prática do professor,
com embasamento em BRASIL/MEC/PROFA, (2001), BRASIL/MEC/PNAIC
(2015). Para a concretização deste trabalho utilizamos como procedimentos
metodológicos a pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Os resultados
desta pesquisa apontam que a alfabetização e o letramento ainda não são
vistos pela maioria dos docentes como dois termos imprescindíveis no
processo das aprendizagens de alfabetização, apesar de haver um déficit de
leitura e escrita na maioria das escolas, nós identificamos que os professores
da instituição analisada compreendem que para existir uma educação de
qualidade a leitura e a escrita devem ser exploradas em conjunto.
Descrição:
MUNIZ, E. de O. C. Práticas docentes de alfabetização e letramento desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.