UEPB - Repositório Digital

Práticas docentes de alfabetização e letramento desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Muniz, Eliete de Oliveira Costa
dc.date.accessioned 2017-01-31T19:34:00Z
dc.date.available 2017-01-31T19:34:00Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12185
dc.description MUNIZ, E. de O. C. Práticas docentes de alfabetização e letramento desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A alfabetização e o letramento são dois termos distintos, porém, inseparáveis no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o presente tema surgiu a partir das inquietações sobre como se desenvolve a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. A referida pesquisa teve como objetivo identificar as práticas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, para assim, averiguar como acontece a aquisição da leitura e escrita pelas crianças em processo de aprendizagem. Inicialmente apresentaremos discussões acerca do histórico do processo de construção da escrita, fundamentados em Cagliari (2009), Oliveira (2009). Em seguida partiremos para, Alfabetização: processo de aquisição da leitura e escrita. Logo procuramos embasamento teórico em Ferreiro (2010), Silva (1994). Posteriormente para fundamentar nossa pesquisa caminhamos sobre o conceito de alfabetização e letramento, assim recorremos às contribuições de Soares (2010), Ferreiro (2010). Num quarto momento discutimos sobre concepções e teorias que sustentam a prática do professor, com embasamento em BRASIL/MEC/PROFA, (2001), BRASIL/MEC/PNAIC (2015). Para a concretização deste trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Os resultados desta pesquisa apontam que a alfabetização e o letramento ainda não são vistos pela maioria dos docentes como dois termos imprescindíveis no processo das aprendizagens de alfabetização, apesar de haver um déficit de leitura e escrita na maioria das escolas, nós identificamos que os professores da instituição analisada compreendem que para existir uma educação de qualidade a leitura e a escrita devem ser exploradas em conjunto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Práticas docentes de alfabetização e letramento desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta