Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar como os professores (as) e os alunos (as) do 4º e 5º
ano do ensino fundamental I lidam com a história e cultura afro-brasileira e africana em sala
de aula e desta forma estabelecer um dialogo entre professores (as), alunos (as) e gestores
sobre a importância da aplicação da Lei 10.639.2003 na escola e a efetivação dos conteúdos
demandados por essa lei no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada através da aplicação
de questionários contendo oito perguntas, sendo a primeira de identificação (Aluno ou
Professor) e sete relacionadas à Cultura Afro-brasileira e Africana, cujas alternativas eram
Sim ou Não, incluindo justificativas a algumas. O questionário foi aplicado a dez alunos e
cinco professores, onde foram analisados de forma conjunta, de acordo com a identificação
(Aluno/Professor), recorrendo a gráficos e seus valores em percentagens. Foi discutido
durante a entrevista o objetivo e sua finalidade que é a valorização da Cultura Afro-brasileira
e Africana junto ao seu papel na escola.
Descrição:
OLIVEIRA, H. P. de. História e cultura afro-brasileira e africana na Escola de
Ensino Fundamental I (entre a obrigatoriedade e o fazer). 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.