dc.contributor.author |
Oliveira, Alissandra Cristiane da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2017-01-31T20:20:48Z |
|
dc.date.available |
2017-01-31T20:20:48Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12193 |
|
dc.description |
OLIVEIRA: A. C. da S. Educação das relações étnico-raciais na infância e a prática do professor/a. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho traz um relato de experiência na Educação Infantil vivenciado na sala de
Acolhimento do ProJovem Urbano na cidade de Guarabira, cujas metodologias foram a
observação e participação, uma vez que, enquanto educadora cuidadora da Sala de
Acolhimento, estava numa relação direta com alunos e professores dessa modalidade de
ensino. Essa experiência despertou para uma reflexão a respeito da discriminação racial
sofrida pelas crianças, discriminação essa que ocorre nos diversos segmentos sociais que a
criança está envolvida, inclusive na escola. Sendo assim, a criança convive e assimila
conceitos e padrões discriminatórios enraizados no meio social, sofrendo no cotidiano escolar
os efeitos do preconceito por parte dos colegas e até de muitos profissionais da educação. Eis
então a importância da formação do professor em educação étnico-racial, pois estando
informado ele pode reconhecer os conflitos e intervir diante das atitudes preconceituosas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marta Furtado da Costa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Educação das relações étnico-raciais na infância e a prática do professor/a |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |