Resumo:
Esse trabalho traz um relato de experiência na Educação Infantil vivenciado na sala de
Acolhimento do ProJovem Urbano na cidade de Guarabira, cujas metodologias foram a
observação e participação, uma vez que, enquanto educadora cuidadora da Sala de
Acolhimento, estava numa relação direta com alunos e professores dessa modalidade de
ensino. Essa experiência despertou para uma reflexão a respeito da discriminação racial
sofrida pelas crianças, discriminação essa que ocorre nos diversos segmentos sociais que a
criança está envolvida, inclusive na escola. Sendo assim, a criança convive e assimila
conceitos e padrões discriminatórios enraizados no meio social, sofrendo no cotidiano escolar
os efeitos do preconceito por parte dos colegas e até de muitos profissionais da educação. Eis
então a importância da formação do professor em educação étnico-racial, pois estando
informado ele pode reconhecer os conflitos e intervir diante das atitudes preconceituosas.
Descrição:
OLIVEIRA: A. C. da S. Educação das relações étnico-raciais na infância e a prática do professor/a. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.