dc.contributor.author |
Bem, Istefanny Ataniz Benedito de |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-01T18:17:26Z |
|
dc.date.available |
2017-02-01T18:17:26Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 869.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12201 |
|
dc.description |
BEM, I. A. B. de. Ações pedagógicas étnicos raciais que fortalecem o respeito na escola. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É fundamental perpetuar a concepção de igualdade e respeito às diferentes etnias em todas as etapas do ensino, tendo como enfoque maior a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Estabelecendo uma relação direta entre as crianças e as práticas que se aproximam dos conjuntos de ações de respeito às etnias, dentro e fora da escola. Pretendemos considerar neste trabalho Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon Nelson Dantas, situada na cidade de Cuitegi/PB. O presente trabalho irá analisar as reflexões dos alunos a respeito do preconceito e da discriminação racial a partir da abordagem em sala de aula, possibilitada pela obra literária Canção dos Povos Africanos. A escolha da obra deve ao fato de fortalecer a as exigências da lei 10.639/2003. A presente pesquisa está ancorada nas contribuições teóricas de Barros (2010), Serrano ( 2007), Oliveira (2011), Santos ( 2002) Hernandez( 2005) Lopes ( 2005) Silvia (2006 ) |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marta Furtado da Costa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexões discentes |
pt_BR |
dc.title |
Ações pedagógicas étnicos raciais que fortalecem o respeito na escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |