Resumo:
É fundamental perpetuar a concepção de igualdade e respeito às diferentes etnias em todas as etapas do ensino, tendo como enfoque maior a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Estabelecendo uma relação direta entre as crianças e as práticas que se aproximam dos conjuntos de ações de respeito às etnias, dentro e fora da escola. Pretendemos considerar neste trabalho Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon Nelson Dantas, situada na cidade de Cuitegi/PB. O presente trabalho irá analisar as reflexões dos alunos a respeito do preconceito e da discriminação racial a partir da abordagem em sala de aula, possibilitada pela obra literária Canção dos Povos Africanos. A escolha da obra deve ao fato de fortalecer a as exigências da lei 10.639/2003. A presente pesquisa está ancorada nas contribuições teóricas de Barros (2010), Serrano ( 2007), Oliveira (2011), Santos ( 2002) Hernandez( 2005) Lopes ( 2005) Silvia (2006 )
Descrição:
BEM, I. A. B. de. Ações pedagógicas étnicos raciais que fortalecem o respeito na escola. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.