Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar a lei 10.639/03 e sua aplicabilidade na
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Soares da
Cruz, localizada na zona rural do município de Logradouro – PB, sobre a percepção
e visão da gestora escolar. Considerou-se a gestão como ponto de partida para a
constituição ou não, da formação da identidade da criança e negra. Compreendeuse
as particularidades educacionais a partir do entendimento da gestora
educacional, onde permitiu-se observar como acontece as relações étnico-raciais,
possibilitando uma abordagem mais prática da realidade escolar. A instituição, serviu
de base para a entrevista concedida pela gestora no estabelecimento, por isso, foi
importante a análise dos dados obtidos para a argumentação e fechamento da
pesquisa. A gestão é de suma relevância para um ensino público mais articulado e
desenvolvido. O estudo com base na entrevista tornou-se qualitativo e estudo de
caso, pois observou-se os métodos de como se dá o ensino da cultura afrobrasiLeira
na instituição escolar. Teoricamente a pesquisa pautou-se em autores
como: Del priori (1996), Cavalleiro (2000), Mattoso (1991), Silva (1989), Munanga
(2005), Brasil (2007), Oliveira (2000), Nogueira (1998), dentre outros. Portanto o
aparato teórico mostrou possibilidades de reflexão entre teoria e prática em diversos
processos.
Descrição:
COSTA, L. V. da. O processo histórico da criança negra e a formação da identidade étnico-racial na escola: gestão escolar. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.