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O processo histórico da criança negra e a formação da identidade étnico-racial na escola: gestão escolar

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dc.contributor.author Costa, Lidiane Vieira da
dc.date.accessioned 2017-02-01T19:43:26Z
dc.date.available 2017-02-01T19:43:26Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12208
dc.description COSTA, L. V. da. O processo histórico da criança negra e a formação da identidade étnico-racial na escola: gestão escolar. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar a lei 10.639/03 e sua aplicabilidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Soares da Cruz, localizada na zona rural do município de Logradouro – PB, sobre a percepção e visão da gestora escolar. Considerou-se a gestão como ponto de partida para a constituição ou não, da formação da identidade da criança e negra. Compreendeuse as particularidades educacionais a partir do entendimento da gestora educacional, onde permitiu-se observar como acontece as relações étnico-raciais, possibilitando uma abordagem mais prática da realidade escolar. A instituição, serviu de base para a entrevista concedida pela gestora no estabelecimento, por isso, foi importante a análise dos dados obtidos para a argumentação e fechamento da pesquisa. A gestão é de suma relevância para um ensino público mais articulado e desenvolvido. O estudo com base na entrevista tornou-se qualitativo e estudo de caso, pois observou-se os métodos de como se dá o ensino da cultura afrobrasiLeira na instituição escolar. Teoricamente a pesquisa pautou-se em autores como: Del priori (1996), Cavalleiro (2000), Mattoso (1991), Silva (1989), Munanga (2005), Brasil (2007), Oliveira (2000), Nogueira (1998), dentre outros. Portanto o aparato teórico mostrou possibilidades de reflexão entre teoria e prática em diversos processos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.subject Crianças e negras pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title O processo histórico da criança negra e a formação da identidade étnico-racial na escola: gestão escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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