UEPB - Repositório Digital

O software Educacional SCRATCH: Possibilidades para uma aprendizagem significativa na era digital

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Flávio Meira
dc.date.accessioned 2017-02-02T17:23:51Z
dc.date.available 2017-02-02T17:23:51Z
dc.date.issued 2015-12-01
dc.identifier.other CDD 005.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12246
dc.description LIMA, F. M. O software Educacional SCRATCH: Possibilidades para uma aprendizagem significativa na era digital. 2015. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo apresentar o software educacional SCRATCH e analisar as possibilidades para catalisar uma aprendizagem significativa tão necessária para fluência digital no século XXI. Tem por fundamentação teórica a abordagem Construtivista de Jean Piaget; o Construcionismo de Seymour Paper; o pensamento computacional e as ideias inovadoras e criativas propostas por Mitchel Resnick. Foi aplicada a metodologia de pesquisas bibliográficas e ao final foram desenvolvidos alguns projetos de exemplos que podem ser aplicados em sala de aula de forma colaborativa e interdisciplinar . Destina-se, portanto, a professores mais notadamente do ensino fundamental e médio; iniciantes em cursos de computação ou qualquer pessoa sem nenhum conhecimento em linguagens de programação. Pretendeu-se dessa forma, contribuir para a formação de cidadãos críticos, criativos e reflexivos ao desenvolver o raciocínio lógico-matemático e computacional através do software. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antonio Carlos de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Software educacional pt_BR
dc.subject Fluência digital pt_BR
dc.subject Lógica pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject SCRATCH pt_BR
dc.title O software Educacional SCRATCH: Possibilidades para uma aprendizagem significativa na era digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta