Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o software educacional SCRATCH e analisar as possibilidades para catalisar uma aprendizagem significativa tão necessária para fluência digital no século XXI. Tem por fundamentação teórica a abordagem Construtivista de Jean Piaget; o Construcionismo de Seymour Paper; o pensamento computacional e as ideias inovadoras e criativas propostas por Mitchel Resnick. Foi aplicada a metodologia de pesquisas bibliográficas e ao final foram desenvolvidos alguns projetos de exemplos que podem ser aplicados em sala de aula de forma colaborativa e interdisciplinar . Destina-se, portanto, a professores mais notadamente do ensino fundamental e médio; iniciantes em cursos de computação ou qualquer pessoa sem nenhum conhecimento em linguagens de programação. Pretendeu-se dessa forma, contribuir para a formação de cidadãos críticos, criativos e reflexivos ao desenvolver o raciocínio lógico-matemático e computacional através do software.
Descrição:
LIMA, F. M. O software Educacional SCRATCH: Possibilidades para uma aprendizagem significativa na era digital. 2015. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.