dc.description.abstract |
As Tecnologias de Informação Comunicação - TICs tem se tornando cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas atuando em ambientes diversos. A escola é um local primordial para sua inserção e execução de maneira consciente. A chegada da tecnologia educativa no Brasil se deu na década de 70, e vem se propagando até os dias atuais, devido principalmente ao barateamento dos equipamentos digitais. A inserção das TICs no espaço escolar tem contribuindo de maneira positiva na inclusão social dos discentes, a partir da proliferação de conhecimentos proporcionados pelo uso de tais recursos tecnológicos. Nesse sentido, a busca por melhorias na educação, principalmente a maneira como pode ser abordados os saberes científicos pelos docentes tem sido alvo de discussões por muitos pesquisadores. Com a inclusão das TICs no espaço escolar, o professor assume para si o compromisso de se enquadrar neste contexto, pois não adianta a escola dispor de materiais tecnológicos diversos, se o mesmo não possui formação necessária para desenvolver propostas pedagógicas auxiliadas pelo o uso de tais ferramentas. Nesta perspectiva, é necessário investir nos cursos de formação inicial e continuada dando suporte necessário para que o professor possa exercer o trabalho com tais ferramentas de forma pedagogicamente adequada. Os dispositivos móveis (tablets) tem se configurado como ferramentas pedagógicas que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, devido principalmente a flexibilidade e o custo, uma vez que pode ser conduzido e utilizado em qualquer lugar. Nesta perspectiva, o Governo Federal, criou um programa que vem distribuindo tablets para todas as escolas estaduais de ensino médio do País, por meio do programa Proinfo- Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. Neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar como os professores de Ciências Naturais têm utilizado os tablets em escolas públicas do Município Massaranduba – PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali- quantitativa, onde o público alvo foram sete professores que lecionam disciplinas da área de Ciências Naturais no Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo treze questões voltadas a formação e uso das TICs pelos professores e em particular em relação ao uso dos tablets. Para as análises das questões abertas utilizaram-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin, já para as questões fechadas os dados foram expressos em gráficos elaborados no Excel (2014) que foram categorizados, interpretados e analisados a luz do referencial teórico. Os resultados revelam que poucos professores utilizam os tablets em sua prática pedagógica, justificando fatores como: a falta de formação inicial e continuada; falta de técnicos que façam a manutenção destes equipamentos; falhas na internet da escola; entre outros aspectos. |
pt_BR |