Resumo:
Em pleno século XXI, torna-se cada vez mais perceptível que as Tecnologias da
Informação e Comunicação – TIC’s estão se inserindo em praticamente, todos os lugares
como, por exemplo, os bancos, supermercados, postos de gasolina. A escola, sendo um
espaço social, não está e não poderá ficar a parte deste processo de evolução tecnológica,
pois tais recursos podem se bem aplicados contribuir com o processo de ensinoaprendizagem
em sala de aula. Com a utilização de tais tecnologias, os professores sendo
capacitados, ou seja, preparados para seu uso adequado, poderão fazer uso dos mesmos e
incrementar suas aulas, fazendo das TIC’s um apoio pedagógico importante, pois
concomitantemente ao livro didático, ele trará mais dinamicidade ao conteúdo aplicado e,
consequentemente, poderá contribuir significativamente com o aprendizado do alunado.
Em especial, o professor de Geografia poderá gerar aos seus alunos, situações de
aprendizagem que perpassam aquilo que o livro didático transmite, ou seja, os alunos
poderão sair do campo do imaginário, para o campo do real, quando o professor lhes
mostra uma cidade em um livro e posteriormente utiliza-se de recursos tecnológicos como
um programa de satélites que façam uma visualização da imagem que se encontra no livro,
“in loco”, gerando assim, mais iteratividade ao conteúdo apresentado e,
consequentemente, mais interesse do aluno, influenciando no final, na melhora de seu
desempenho escolar.
Descrição:
TOMAZ, P. C. D. Importância das TIC's no ensino de geografia, na modalidade EJA: um estudo na Escola Emefeas, Montadas – PB. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.