Resumo:
O presente relato de experiência destina-se a expor e discutir as observações realizadas no 6º ano, período manhã, na Escola Nova Visão. Salienta-se que a procura da compreensão da importância no progresso da disciplina de Geografia dentro da sala de aula, requer um enfoque para as possibilidades dos recursos didáticos utilizados no Ensino Fundamental II, mostrando qual a importância do uso dos recursos didáticos no ensino de Geografia. Visando a verificar como ocorre a relação entre os alunos, escola e com a disciplina estudada. Foi aplicado um questionário a 23 alunos dos 26 da turma do 6º ano. Considerando a discussão explanada acerca do ensino de Geografia para a formação dos alunos do Ensino Fundamental II e como o ensino se encontra dentro da sala de aula. Foi observado que este processo é lento, em razão dos alunos não vislumbrarem o ensino da Geografia na sua construção social, devido à maneira como são realizadas as aulas, dentro da forma tradicional. Por isso, é necessário adaptar as aulas incentivando a capacidade crítica e criativa dos alunos.
Descrição:
CASTILHOS, H. L. A. Relação aluno-escola e ensino da geografia: um relato de experiência no 6° ano do fundamental II Colégio Nova Visão. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.