Resumo:
Diante da necessidade de investir em educação de qualidade, o Brasil tem investido na
inclusão tecnológica. Inúmeras ações/medidas que vêm sendo desenvolvidas em diversas
regiões do país, nos últimos anos. Porém, tais medidas não são suficientes para promover a
efetiva inclusão das novas tecnologias nas escolas, instituições que vivem um cenário de crise
e, prescindem de recursos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos adaptados às
novas demandas de ensino. Assim, diante do potencial pedagógico que os recursos
tecnológicos podem oferecer ao ensino, frente às novas demandas e, diante da necessidade de
formar profissionais para enfrentar essas novas demandas, objetivou-se analisar a utilização
das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) na educação básica de
Guarabira/PB – no ensino de LP – contribuindo assim, para a formação de profissionais em
educação, atendendo desse modo, a uma nova demanda por formação continuada no uso das
NTIC. Para realizar a pesquisa, as contribuições de Castells (1991), Marcuschi (2001),
Coscarelli (2006), Xavier (2007), Moran (2005), Cysneiros (1999), Kensky (2001) e uma
pesquisa de campo, descritiva de cunho quantitativo/qualitativo. Os sujeitos da pesquisa
foram 10 participantes, 05 gestores e 05 professores (as) do ensino básico de escolas públicas
de Guarabira. A tecnologia faz parte da escola e do cotidiano de docente/discentes da escola
básica. No entanto, o domínio desses recursos ainda não se efetivou plenamente, e os usos
nem sempre correspondem às expectativas desses alunos e professores das escolas públicas de
Guarabira/PB.
Descrição:
SILVA, J. R. P. da. Língua portuguesa, recursos tecnológicos e sequência didática em escolas públicas: pesquisas e proposta de atividades. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.