UEPB - Repositório Digital

Língua portuguesa, recursos tecnológicos e sequência didática em escolas públicas: pesquisas e proposta de atividades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Roberto Pereira da
dc.date.accessioned 2017-02-07T20:33:48Z
dc.date.available 2017-02-07T20:33:48Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12286
dc.description SILVA, J. R. P. da. Língua portuguesa, recursos tecnológicos e sequência didática em escolas públicas: pesquisas e proposta de atividades. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Diante da necessidade de investir em educação de qualidade, o Brasil tem investido na inclusão tecnológica. Inúmeras ações/medidas que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país, nos últimos anos. Porém, tais medidas não são suficientes para promover a efetiva inclusão das novas tecnologias nas escolas, instituições que vivem um cenário de crise e, prescindem de recursos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos adaptados às novas demandas de ensino. Assim, diante do potencial pedagógico que os recursos tecnológicos podem oferecer ao ensino, frente às novas demandas e, diante da necessidade de formar profissionais para enfrentar essas novas demandas, objetivou-se analisar a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) na educação básica de Guarabira/PB – no ensino de LP – contribuindo assim, para a formação de profissionais em educação, atendendo desse modo, a uma nova demanda por formação continuada no uso das NTIC. Para realizar a pesquisa, as contribuições de Castells (1991), Marcuschi (2001), Coscarelli (2006), Xavier (2007), Moran (2005), Cysneiros (1999), Kensky (2001) e uma pesquisa de campo, descritiva de cunho quantitativo/qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 10 participantes, 05 gestores e 05 professores (as) do ensino básico de escolas públicas de Guarabira. A tecnologia faz parte da escola e do cotidiano de docente/discentes da escola básica. No entanto, o domínio desses recursos ainda não se efetivou plenamente, e os usos nem sempre correspondem às expectativas desses alunos e professores das escolas públicas de Guarabira/PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Escola Básica pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title Língua portuguesa, recursos tecnológicos e sequência didática em escolas públicas: pesquisas e proposta de atividades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta