Resumo:
O referido trabalho tem por finalidade apresentar algumas reflexões, acerca da
Gestão democrática em uma escola pública na cidade de Bananeiras-PB.
Visando colher dados, reflexões relevantes, no que tange ao modo de gerir da
escola investigada. Inicialmente, tivemos como ponto de partida, a pesquisa
bibliográfica e consequentemente a coleta de dados, com os gestores da então
escola, com o objetivo de avaliar as práticas de gestão adotadas no cotidiano
escolar. Nesse sentido, procuramos verificar se as práticas de gerir,
vivenciadas pelos gestores estão de acordo com o que sugere a gestão
democrática e mais ainda, quais suas concepções sobre gestão. Esses dados,
resultaram de um questionário aplicado aos mesmos que respondem pela
referida escola. Para fomentar esse estudo, acerca da gestão, a pesquisa foi
fundamentada em autores como, Luck, (2005), Libâneo (2005), PARO (2007 ),
Wittann (1995 ), entre outros estes, trazem elementos fundamentais, que
remetem ao novo modelo educacional de conduzir uma instituição escolar na
atualidade e essa forma de gerir responde como gestão democrática.
Descrição:
SANTOS, M. de F. B. dos. Gestão democrática na escola: pequenos fragmentos. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.