Resumo:
Este estudo tem como objetivo de discutir quais são as dificuldades enfrentadas pelos
professores para o processo de avaliação contextualizada e avaliação tradicional
presente na formação da pratica docente. Adotou-se como base teórica os métodos de
avaliação que disponíveis ao docente para diagnosticar as potencialidades e as
fragilidades de seus educandos, revelando que a avaliação deve ter uma finalidade
qualitativa, para uma nova tomada de decisão sobre o que está sendo avaliado, pois
quando se limita a avaliação a soma e médias, tem-se uma construção qualitativa, a
qual não auxilia na reflexão sobre as práticas, apenas exclui do processo aqueles que
por motivos diversos não conseguiram se enquadrar nos padrões preestabelecidos,
retirando do ambiente escolar a sua função principal que é diagnosticar, refletir,
reelaborar e acompanhar o desenvolvimento. Enxergar a avaliação como um
instrumento punitivo é retrogrado, pois, nosso contexto social, propõe hoje uma
construção educacional cada vez mais dialógica, sendo o aluno um ser ativo em sua
formação, para que através do seu crescimento educacional consiga alterar seu
contexto social e para que isso aconteça faz-se necessário que o mesmo entre em
contato com situações contextualizadas repleta de desafios não apenas em um recorte
temporal, o fim de um semestre, mas durante todo o processo. Trata-se de uma
pesquisa desenvolvida através de referenciais teóricos que constam em artigos, livros e
etc, de autores como LUCKESI (2002), MORETTO (1996), SAUL (1988), DEMO
(2004), HAYDT (2001), DOMINGOS (2005) e tantos outros, os quais nos proporcionou
analisar e refletir sobre a trajetória da avaliação, os tipos de avaliação e a utilidade da
mesma no ambiente escolar.
Descrição:
NASCIMENTO, E. G. do. A avaliação contextualizada e avaliação tradicional: concepções em torno da prática docente. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.