Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das novas Tecnologias de
Informação e Comunicação na educação escolar, levando em consideração os desafios e as
implicações atuais para a prática do professor. Para discutir sobre as TIC e a formação
continuada de professores nos baseamos teoricamente nos seguintes autores Moran
(2007/2010); Almeida (2001), Timboíbaet al. (2011), entre outros. Utilizamos a metodologia
de análise dos dados, então optamos por uma abordagem qualitativa e quantitativa.
Determinamos como amostra da pesquisa, os professores de Língua Inglesada rede pública
estadual de ensino (Guarabira-PB), que atuam nos turnos manhã, tarde e noite. Para a
construção dos dados fizemos uma pesquisa e elencamos as seguintes categorias temáticas a
priori: TIC na educação; Os desafios e as implicações das TIC; As novas Tecnologias da
Informação e Comunicação mediante a formação continuada. A partir da nossa análise
percebemos que os professores estão bem atualizados quanto ao uso das tecnologias. Foi
possível verificar também que os docentes reconhecem a importância do uso das TIC no
ensino, por facilitar e dinamizar a maneira de aprender, porém os desafios e as implicações
atuais dificultam o uso das TIC como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem.
Com esse estudo pretendemos mostrar que as mídias podem viabilizar uma
prática pedagógica mais eficaz no processo ensino-aprendizagem.
Descrição:
FERNANDES, L. C. Reflexões sobre o uso das TIC mediante a formação continuada: desafios e implicações para a prática do professor de língua inglesa em uma escola de ensino básico em Guarabira. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.