UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o uso das TIC mediante a formação continuada: desafios e implicações para a prática do professor de língua inglesa em uma escola de ensino básico em Guarabira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Leandra Caciano
dc.date.accessioned 2017-02-08T20:18:55Z
dc.date.available 2017-02-08T20:18:55Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12296
dc.description FERNANDES, L. C. Reflexões sobre o uso das TIC mediante a formação continuada: desafios e implicações para a prática do professor de língua inglesa em uma escola de ensino básico em Guarabira. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação escolar, levando em consideração os desafios e as implicações atuais para a prática do professor. Para discutir sobre as TIC e a formação continuada de professores nos baseamos teoricamente nos seguintes autores Moran (2007/2010); Almeida (2001), Timboíbaet al. (2011), entre outros. Utilizamos a metodologia de análise dos dados, então optamos por uma abordagem qualitativa e quantitativa. Determinamos como amostra da pesquisa, os professores de Língua Inglesada rede pública estadual de ensino (Guarabira-PB), que atuam nos turnos manhã, tarde e noite. Para a construção dos dados fizemos uma pesquisa e elencamos as seguintes categorias temáticas a priori: TIC na educação; Os desafios e as implicações das TIC; As novas Tecnologias da Informação e Comunicação mediante a formação continuada. A partir da nossa análise percebemos que os professores estão bem atualizados quanto ao uso das tecnologias. Foi possível verificar também que os docentes reconhecem a importância do uso das TIC no ensino, por facilitar e dinamizar a maneira de aprender, porém os desafios e as implicações atuais dificultam o uso das TIC como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem. Com esse estudo pretendemos mostrar que as mídias podem viabilizar uma prática pedagógica mais eficaz no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Ana Luísa Barbosa de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e comunicação pt_BR
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.title Reflexões sobre o uso das TIC mediante a formação continuada: desafios e implicações para a prática do professor de língua inglesa em uma escola de ensino básico em Guarabira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta