UEPB - Repositório Digital

Vozes sociais na produção escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise dialógica de artigos de opinião.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Ítalo Batista de
dc.date.accessioned 2017-02-09T19:14:55Z
dc.date.available 2017-02-09T19:14:55Z
dc.date.issued 2016-11-04
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12323
dc.description QUEIROZ, I. B. Vozes sociais na produção escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise dialógica de artigos de opinião. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A partir das principais noções que envolvem a concepção dialógica de linguagem do pensador soviético Mikhail Bakhtin (1988), tais como discurso, gêneros do discurso, vozes e polifonia, bem como dos conceitos teóricos sobre o dialogismo, este trabalho pretende identificar quais e como diferentes vozes sociais se revelam nos discursos dos alunos na produção de artigos de opinião e em que medida os alunos apenas ecoam discursos já-ditos pelo senso comum, repetindo-os sem defesa de um ponto de vista próprio, ou se os desenvolvem de forma autoral. As análises dos dados foram divididas em duas categorias: Ecos/reprodução de discursos do senso comum e pontos de vista que fogem ao senso comum (à previsibilidade). Por meio das análises, pudemos perceber que os discursos identificados nas produções dos alunos estão constituídos, em sua maioria, a partir de pontos de vista demarcados pelo senso comum, o que remete à permanência de vozes sociais que circulam cotidianamente na sociedade, sendo reflexos de discursos ideológicos de grupos sociais. Assim, os pontos de vista dos alunos não se colocam no discurso de forma autoral, consciente e original, mas na forma de ecos de discursos adotados por grupos sociais distintos. pt_BR
dc.description.sponsorship Francisco Eduardo Vieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem dialógica pt_BR
dc.subject Gêneros do discurso pt_BR
dc.subject Gênero artigo de opinião pt_BR
dc.subject Polifonia pt_BR
dc.subject Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.title Vozes sociais na produção escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise dialógica de artigos de opinião. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta