UEPB - Repositório Digital

Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Thaísa Rochelle Pereira
dc.date.accessioned 2017-02-09T20:57:52Z
dc.date.available 2017-02-09T20:57:52Z
dc.date.issued 2014-08-18
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12333
dc.description MARTINS, T. R. P. Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é oriundo de nossas intervenções como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede pública de ensino no município paraibano de Monteiro. Procuramos verificar como era possível tornar mais aprazíveis as aulas de Língua Portuguesa, notadamente as voltadas para a leitura de textos literários. Para tanto, tomamos como escopo textos literários de cunho humorístico, uma vez que advogamos que tais textos podem ser úteis para a formação de leitores, mas, sobretudo, para a ressignificação das práticas pedagógicas em língua materna que pouco têm conseguido contribuir para que os alunos da educação básica saiam da escola proficientes e críticos. Nosso objetivo maior foi, portanto, mostrar a importância do humor não só na formação humana dos alunos da escola onde trabalhamos, mas, sobretudo, na formação deles como leitores, principalmente, leitores de literatura. As nossas reflexões teórico-analíticas, bem como o nosso percurso metodológico, subsidiaram-se nos documentos oficias de ensino, tais como Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM,2006), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 1999), Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (REFECUEM, 2007), e nos trabalhos desenvolvidos por autores que abordam teorias e propostas de ensino, tais como Cosson (2006), Candido (1990), Geraldi (1997), além de alguns estudiosos do humor, como Possenti (2010), Martins (2003) e Travaglia (1990) . Os resultados apontaram para o fato de que, em meio a um espaço marcado pela seriedade, como é o da sala de aula, o humor pode ser ferramenta relevante para tratar de assuntos sérios que tal espaço exige, mas pode, principalmente, auxiliar na formação educacional e humana dos alunos a partir de um processo em que saber e sabor estejam indissociavelmente conjugados. pt_BR
dc.description.sponsorship Marcelo Medeiros Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Gênero humor pt_BR
dc.subject PIBID (Campus VI) pt_BR
dc.subject Texto literário na escola pt_BR
dc.title Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta