Resumo:
Este trabalho visou aplicar a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel ao
ensino de números racionais, com o objetivo de sanar possíveis deficiências na aprendizagem
deste conteúdo. Para isso aplicamos um questionário como forma de obter dados sobre o que
os alunos já sabiam e as dificuldades que possuíam no estudo desse conteúdo. Por meio dos
resultados obtidos, percebemos deficiências em trabalhar com esses números nas suas
diversas representações – fracionária, decimal, percentual e como um ponto na reta, indicando
dificuldades no domínio do conceito de números racionais, não sabendo distinguir se uma
dizima era representava um número racional ou irracional. Para superar parte das deficiências
detectadas elaboramos um módulo de ensino dividido em duas unidades: a Unidade 1
trabalhou a representação decimal e a transformação de frações para a forma decimal,
servindo de base para a Unidade 2, que trabalhou como transformar fração em porcentagem e
porcentagem em fração. Utilizamos como fundamento a teoria de Ausubel, na elaboração do
módulo de ensino e para planejar sua aplicação em sala de aula na perspectiva de tornar mais
efetiva à aprendizagem dos alunos.
Descrição:
REGO, M. J. do.
Teoria da aprendizagem significativa aplicada ao ensino de números racionais. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.