UEPB - Repositório Digital

O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Beatriz Pereira do
dc.date.accessioned 2017-02-14T20:47:47Z
dc.date.available 2017-02-14T20:47:47Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.61
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12364
dc.description NASCIMENTO, B. P. do. O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Gramática pode apresentar dificuldades para os alunos do ensino básico, em virtude da valorização de uma insistente postura metodológica tradicional/descontextualizada de muitos docentes. Postura esta que já não atende às demandas linguísticas atuais da escola; da aula de língua portuguesa. Diante desse quadro de dificuldades, buscam-se alternativas para efetivar o ensino de gramática, de forma contextualizada. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é levantar algumas reflexões acerca do ensino de gramática tradicional e contextualizada. Para isso, fizemos uso de alguns pressupostos teóricos de ANTUNES (2007 e 2003) que traz alguns direcionamentos sobre o ensino de língua e gramática em sala de aula; GERALDI (2006) que salienta a importância do uso do texto no ambiente escolar; BAGNO (2004) e as questões da variações Linguísticas, DUTRA (2003) que traz reflexões sobre o ensino dos padrões gramaticais; FARACO (2009) o qual enfatiza os pensamentos do Linguista Bakhtin; MUSSALIN E BENTES (2006) que abordam significativas teorias acerca dos estudos linguísticos e os PCN (2001). Essa é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interpretativista. Percebemos que apesar da desmotivação dos alunos e das dificuldades de aprendizagem, o tradicional ainda permanece na sala de aula. No entanto, as significativas contribuições advindas dos estudos da língua, trazem novas perspectivas para este ensino, surgindo lugar para um ensino de gramática contextualizada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Ensino tradicional pt_BR
dc.subject Ensino contextualizado pt_BR
dc.title O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta