Resumo:
O ensino de Gramática pode apresentar dificuldades para os alunos do ensino
básico, em virtude da valorização de uma insistente postura metodológica
tradicional/descontextualizada de muitos docentes. Postura esta que já não atende
às demandas linguísticas atuais da escola; da aula de língua portuguesa. Diante
desse quadro de dificuldades, buscam-se alternativas para efetivar o ensino de
gramática, de forma contextualizada. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é
levantar algumas reflexões acerca do ensino de gramática tradicional e
contextualizada. Para isso, fizemos uso de alguns pressupostos teóricos de
ANTUNES (2007 e 2003) que traz alguns direcionamentos sobre o ensino de língua
e gramática em sala de aula; GERALDI (2006) que salienta a importância do uso do
texto no ambiente escolar; BAGNO (2004) e as questões da variações Linguísticas,
DUTRA (2003) que traz reflexões sobre o ensino dos padrões gramaticais; FARACO
(2009) o qual enfatiza os pensamentos do Linguista Bakhtin; MUSSALIN E BENTES
(2006) que abordam significativas teorias acerca dos estudos linguísticos e os PCN
(2001). Essa é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interpretativista.
Percebemos que apesar da desmotivação dos alunos e das dificuldades de
aprendizagem, o tradicional ainda permanece na sala de aula. No entanto, as
significativas contribuições advindas dos estudos da língua, trazem novas
perspectivas para este ensino, surgindo lugar para um ensino de gramática
contextualizada.
Descrição:
NASCIMENTO, B. P. do. O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.