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A presente pesquisa investigou a possibilidade do uso da Internet na educação matemática, tomando a
WebQuest como ferramenta para o mesmo e analisar como os alunos lidam, com ajuda do computador, o
explorar sobre PA e PG. Classificando-la como pesquisa qualitativa, sendo ela realizada na Escola
Estadual da Prata da cidade de Campina Grande, Paraíba, foram feitas sondagem com o professor de
Matemática no intuito de melhor identificar o perfil dos alunos a fim de adequar as atividades com a
realidade dos mesmos. Como a WebQuest já é uma metodologia, tivemos a preocupação de sermos
flexíveis no seu planejamento e elaboração, atentos as possibilidades e limitações didáticas que a
utilização da mesma pode proporcionar, em harmonia com o contexto e com situações mais próximas
possíveis do dia a dia dos alunos. Na pesquisa partimos do princípio que a WebQuest surgiu da
necessidade de aproveitar a Internet como aliada dos ambientes de aprendizagens e que pode ampliar o
leque de possibilidades didáticas quando bem planejadas. A escolha dos conteúdos PA e PG se deu pelo
fato de serem conteúdos que geralmente aparecem no final dos livros didáticos, deixado para o final do
ano letivo e quase nunca dá tempo ser trabalhado como merecem. Quanto à metodologia de pesquisa,
analisamos primeiramente as etapas de construção e então aplicação da atividade WebQuest focada no
ensino e aprendizagem dos conceitos de PA e PG, no qual foram utilizados questionários semiestruturados,
anterior e após aplicação da WebQuest. A pesquisa se deu em três momentos: leituras e
revisão de leituras; discussão, elaboração da WebQuest e sua aplicação em sala de Informática; e
aplicação dos questionários aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Com o auxílio da metodologia
WebQuest pode-se perceber uma evolução na construção dos conceitos referentes a PA e PG; a percepção
das diferenças e semelhanças entre ambas, como exemplo, enquanto a população cresce em PG a
produção cresce em PA e associação da PA com função afim e PG com função exponencial,
contextualizando e comparando com conteúdos anteriormente estudados. Houve aceitação por parte dos
alunos que se envolveram na atividade; produziram conhecimentos sobre PA e PG a partir de discussões
reflexivas sobre questões que aos poucos iam surgindo e sendo solucionadas. A maioria dos alunos
afirmou serem colaborativos desde que as atividades sejam interessantes para eles, despontando assim a
importância de se trabalhar o contexto em que eles estão inseridos, e foi o que comprovamos. |
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