Resumo:
Analisando a bibliografia existente e o contexto atual do ensino quanto a provas e demonstrações matemáticas é perceptível o déficit de seus usos nas aulas de Matemática da educação básica. Inquietos com esta problemática, discutimos de forma colaborativa com a Equipe Provas e Demonstrações Matemáticas do Projeto em Rede Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES) entre as Instituições UFMS/UEPB/UFAL, núcleo UEPB, a maneira de como é tratado esse assunto no currículo prescrito e quais as verdadeiras reflexões que chegam à escola com respeito a provas e demonstrações matemáticas. O foco de nosso trabalho é buscar entender e incentivar currículos atuais de forma a abrir espaço para uma nova visão da Matemática por parte dos professores, na qual o aluno estará a desenvolver o poder argumentativo e suas habilidades de provar, demostrar e verificar afirmações matemáticas.
Descrição:
GOMES, L. C. de S. Por um currículo escolar que incentive o uso de provas e demonstrações matemáticas. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.