UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre as contribuições da calculadora no processo de ensino aprendizagem da Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Luciano Gomes
dc.date.accessioned 2017-02-16T15:30:06Z
dc.date.available 2017-02-16T15:30:06Z
dc.date.issued 2016-05-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12404
dc.description SOARES, L. G. Um estudo sobre as contribuições da calculadora no processo de ensino aprendizagem da Matemática. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do uso da calculadora para o ensino aprendizagem da matemática em sala de aula do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com os professores de uma escola da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi composta de duas partes: primeiramente, foram realizados alguns encontros com os professores, onde atuamos como observador participante, interagindo com os sujeitos pesquisados, vivenciando e participando de sua realidade. Ao mesmo tempo em que selecionamos e analisamos Livros Didáticos de Matemática do ensino médio, em específico as obras que abordem a Matemática Financeira na perspectiva de uso da calculadora, que é nosso objeto de estudo. Na segunda parte, aplicamos um questionário para conhecer indícios das concepções dos professores sobre a calculadora, quais recursos que os mesmos costumam utilizar em suas aulas de Matemática, a importância que dão a mesma, as vantagens e/ou desvantagens de uso, se a calculadora pode desenvolver habilidades nos alunos, como lidam com as propostas apresentadas nos Livros Didáticos, bem como as experiências dos docentes utilizando a calculadora em sala de aula e o quanto suas formações os haviam preparado para este uso. Os resultados indicaram que a maioria dos professores reconheceu que a calculadora pode ser uma poderosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e que a utilização de recursos didáticos tecnológicos, como a calculadora, pode mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais dinâmica, apesar do seu não uso pelos professores, a não ser esporadicamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Roberto Costa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Calculadora pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Um estudo sobre as contribuições da calculadora no processo de ensino aprendizagem da Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta