Resumo:
Há algum tempo tem-se percebido a dificuldade com que grande parte dos alunos recebe o ensino. Sendo assim, há um elevado índice de reprovação e evasão escolar que reforça o grande problema dos alunos: a dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, objetivo: estudar os fatores que contribuem para as dificuldades de aprendizagem do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio na instituição de ensino pesquisada. Com o intuito de mostrar essa dificuldade de maneira clara, a pesquisa realizou-se em duas turmas do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Obdúlia Dantas localizada em Catolé do Rocha - PB. Neste estudo, metodologia: foi feita uma pesquisa de campo de cunho quanti-qualitativo através de levantamentos bibliográficos e teve como instrumentos de coleta de dados dois questionários um com os alunos e outro com o professor de matemática. Como resultados: observa-se que os alunos não têm muita afinidade com a disciplina, uma vez que não conseguem relacionar a teoria com a prática, sendo um dos fatores para a evasão escolar, no entanto, todos eles são conscientes que o domínio dos conteúdos é fundamental para concluir o ensino médio e conseguir um bom emprego. Enfim, a utilização de recursos didáticos visa diminuir essa barreira existente na disciplina de matemática, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, C. A. Dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática no 1º ano do ensino médio na EEEFM Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha - PB. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.