UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática no 1º ano do ensino médio na EEEFM Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Cláudia Alves da
dc.date.accessioned 2017-02-16T19:40:08Z
dc.date.available 2017-02-16T19:40:08Z
dc.date.issued 2016-10-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12411
dc.description SILVA, C. A. Dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática no 1º ano do ensino médio na EEEFM Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha - PB. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Há algum tempo tem-se percebido a dificuldade com que grande parte dos alunos recebe o ensino. Sendo assim, há um elevado índice de reprovação e evasão escolar que reforça o grande problema dos alunos: a dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, objetivo: estudar os fatores que contribuem para as dificuldades de aprendizagem do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio na instituição de ensino pesquisada. Com o intuito de mostrar essa dificuldade de maneira clara, a pesquisa realizou-se em duas turmas do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Obdúlia Dantas localizada em Catolé do Rocha - PB. Neste estudo, metodologia: foi feita uma pesquisa de campo de cunho quanti-qualitativo através de levantamentos bibliográficos e teve como instrumentos de coleta de dados dois questionários um com os alunos e outro com o professor de matemática. Como resultados: observa-se que os alunos não têm muita afinidade com a disciplina, uma vez que não conseguem relacionar a teoria com a prática, sendo um dos fatores para a evasão escolar, no entanto, todos eles são conscientes que o domínio dos conteúdos é fundamental para concluir o ensino médio e conseguir um bom emprego. Enfim, a utilização de recursos didáticos visa diminuir essa barreira existente na disciplina de matemática, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldades na aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.title Dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática no 1º ano do ensino médio na EEEFM Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta