Resumo:
Diversos são os estudos sobre desenvolvimento humano e os processos de ensino e aprendizagem, e esses têm contribuído para levar os educadores a uma reflexão de superação das dificuldades na educação, partindo para uma nova proposta de ação que saia do tradicionalismo e permaneça conectada a novas teorias educacionais que estimulem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma ferramenta pedagógica mais atrativa que atendesse às necessidades mais urgentes dos educandos na atualidade. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos foi uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos da Física, uma vez que ela favorece a motivação, o raciocínio e a sociabilização entre alunos e professor. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica e de campo utilizando as abordagens quanti-qualitativa, utilizando como instrumentos questionários pré e pós-jogos a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante localizada em Paulista/PB. Concluiu-se com esse trabalho que através do lúdico os alunos sentem mais facilidade em aprender determinados conteúdos de Física, compreendendo e analisando melhor fórmulas e conteúdos específicos. Nesse sentido a função do educador se torna um grande desafio diante das transformações vivenciadas nessa nova maneira de ensinar e cria um leque de possibilidades para os alunos desfrutarem do ensino de uma forma mais divertida e atraente.
Descrição:
SILVA, F. M. A importância dos jogos didáticos como ferramenta pedagógica nas aulas de Física. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.