UEPB - Repositório Digital

A importância dos jogos didáticos como ferramenta pedagógica nas aulas de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Francilmaria Medeiros da
dc.date.accessioned 2017-02-16T19:40:23Z
dc.date.available 2017-02-16T19:40:23Z
dc.date.issued 2016-11-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12412
dc.description SILVA, F. M. A importância dos jogos didáticos como ferramenta pedagógica nas aulas de Física. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Diversos são os estudos sobre desenvolvimento humano e os processos de ensino e aprendizagem, e esses têm contribuído para levar os educadores a uma reflexão de superação das dificuldades na educação, partindo para uma nova proposta de ação que saia do tradicionalismo e permaneça conectada a novas teorias educacionais que estimulem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma ferramenta pedagógica mais atrativa que atendesse às necessidades mais urgentes dos educandos na atualidade. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos foi uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos da Física, uma vez que ela favorece a motivação, o raciocínio e a sociabilização entre alunos e professor. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica e de campo utilizando as abordagens quanti-qualitativa, utilizando como instrumentos questionários pré e pós-jogos a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante localizada em Paulista/PB. Concluiu-se com esse trabalho que através do lúdico os alunos sentem mais facilidade em aprender determinados conteúdos de Física, compreendendo e analisando melhor fórmulas e conteúdos específicos. Nesse sentido a função do educador se torna um grande desafio diante das transformações vivenciadas nessa nova maneira de ensinar e cria um leque de possibilidades para os alunos desfrutarem do ensino de uma forma mais divertida e atraente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Jogos Didáticos pt_BR
dc.title A importância dos jogos didáticos como ferramenta pedagógica nas aulas de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta