Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado em Matemática como mecanismo de preparação teórico-prático dos estagiários para a docência. Como objetivos específicos foram selecionados abordar algumas compreensões e contribuições teóricas sobre o Estágio Supervisionado e compreender a importância do mesmo na formação do docente em Licenciatura em Matemática. Trazendo considerações sobre o processo de aprendizagem profissional da docência a partir dos estágios no curso de Licenciatura, sendo por meio do estágio que se proporciona ao futuro educador uma experiência com a realidade escolar, momento em que ele coloca em prática todo o seu percurso acadêmico teórico e prático desenvolvido em sala de aula. Assim, o Estágio Supervisionado proporciona para o futuro docente um espaço de obtenção de experiências práticas e necessárias à docência em contextos reais de ensino e aprendizagem. Desta forma, uma das principais funções do estágio é propiciar ao estagiário uma noção das ações da futura profissão e abrir reflexões que se iniciaram da prática e do ensino a cerca do estágio enquanto espaço de formação profissional da docência. O período de regência do Estágio Supervisionado, além de oferecer novas experiências, proporcionou um resultado satisfatório. Com essas experiências, acredita-se que todos os estagiários estão se sentindo estimulados e mais seguros para realizar trabalhos como futuros docentes. Assim, tornou-se gratificante defrontar-se com as verdadeiras provas do que é ser docente.
Descrição:
SILVA, J. M. Estágio supervisionado em Matemática: reflexões sobre a teoria e a prática do ensino. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.