Resumo:
O objetivo desse trabalho é mostrar que o uso do lúdico no espaço escolar funciona como um recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem da Matemática. No âmbito da Educação Matemática, ao se propor um trabalho com jogos, visa-se também, desmistificar a Matemática enquanto uma disciplina difícil. Percebe-se que o uso da ludicidade em sala de aula possibilita alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem dos discentes. E mais especificamente: Analisar a importância dos jogos no Ensino da Matemática; desenvolver atividades lúdicas como forma de despertar o interesse dos discentes estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas e observar se com a utilização dos jogos os discentes melhoram suas capacidades de aquisição de novos conhecimentos. Diante do desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que a ludicidade no espaço escolar torna-se um poderoso recurso auxiliar que possibilita o desenvolvimento de estratégias e dinamiza as aulas de Matemática.
Descrição:
SOUTO, J. S. S. O lúdico no espaço escolar como facilitador do processo ensino-aprendizagem da Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.