dc.contributor.author |
Silva, Maxwell de Alcantara |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-24T14:37:03Z |
|
dc.date.available |
2013-07-24T14:37:03Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1241 |
|
dc.description |
SILVA, M. de A.
Os poliedros e a relação de Euler explorados com material
concreto e tecnológico. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É notória a dificuldade existente na análise e representação dos sólidos geométricos não
somente presente nos alunos, mais também em professores. Porém nosso trabalho deteve-se
aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, para a compreensão do conteúdo de geometria se
especificando nos Poliedros de Platão e a Relação de Euler. Utilizamos como método de
ensino e aprendizagem as Tarefas de Investigação Matemática. Os recursos didáticos
utilizados como métodos para as atividades foram o aplicativo Poly e a utilização dos palitos
de churrasco. Tendo como objetivos específicos: Estudar materiais concretos e tecnológicos;
Auxiliar a construção dos Poliedros de Platão com palitos de churrasco; Familiarizar os
alunos com o uso do aplicativo Poly no Laboratório de Informática; Propiciar a resolução de
tarefas de exploração evolvendo os Poliedros de Platão e a Relação de Euler com o uso do
aplicativo Poly; Propiciar a resolução tarefas de exploração evolvendo os Poliedros de Platão
construídos palitos de churrasco e a Relação de Euler; Comparar os resultados da atividade
com os materiais concretos e o aplicativo Poly e Identificar as vantagens e as limitações do
material concreto e do aplicativo Poly para a compreensão da Relação de Euler. A
metodologia foi levada em consideração o aspecto quantitativo. Foi aplicado um pré-teste
para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria espacial e plana. A
tarefa de investigação foi realizada com o auxílio do aplicativo Poly e depois com o material
concreto os palitos de churrasco. Esta pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012,
numa turma do 2º do Ensino Médio, da escola E.E.E.F.M Félix Araújo, localizada em
Campina Grande-PB. Os resultados foram satisfatório, evidenciando uma melhor absorção do
conteúdo, evoluindo a partir das Tarefas de Investigação Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.title |
Os poliedros e a relação de Euler explorados com material concreto e tecnológico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |