UEPB - Repositório Digital

Os poliedros e a relação de Euler explorados com material concreto e tecnológico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maxwell de Alcantara
dc.date.accessioned 2013-07-24T14:37:03Z
dc.date.available 2013-07-24T14:37:03Z
dc.date.issued 2013-07-24
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1241
dc.description SILVA, M. de A. Os poliedros e a relação de Euler explorados com material concreto e tecnológico. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract É notória a dificuldade existente na análise e representação dos sólidos geométricos não somente presente nos alunos, mais também em professores. Porém nosso trabalho deteve-se aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, para a compreensão do conteúdo de geometria se especificando nos Poliedros de Platão e a Relação de Euler. Utilizamos como método de ensino e aprendizagem as Tarefas de Investigação Matemática. Os recursos didáticos utilizados como métodos para as atividades foram o aplicativo Poly e a utilização dos palitos de churrasco. Tendo como objetivos específicos: Estudar materiais concretos e tecnológicos; Auxiliar a construção dos Poliedros de Platão com palitos de churrasco; Familiarizar os alunos com o uso do aplicativo Poly no Laboratório de Informática; Propiciar a resolução de tarefas de exploração evolvendo os Poliedros de Platão e a Relação de Euler com o uso do aplicativo Poly; Propiciar a resolução tarefas de exploração evolvendo os Poliedros de Platão construídos palitos de churrasco e a Relação de Euler; Comparar os resultados da atividade com os materiais concretos e o aplicativo Poly e Identificar as vantagens e as limitações do material concreto e do aplicativo Poly para a compreensão da Relação de Euler. A metodologia foi levada em consideração o aspecto quantitativo. Foi aplicado um pré-teste para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria espacial e plana. A tarefa de investigação foi realizada com o auxílio do aplicativo Poly e depois com o material concreto os palitos de churrasco. Esta pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012, numa turma do 2º do Ensino Médio, da escola E.E.E.F.M Félix Araújo, localizada em Campina Grande-PB. Os resultados foram satisfatório, evidenciando uma melhor absorção do conteúdo, evoluindo a partir das Tarefas de Investigação Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.title Os poliedros e a relação de Euler explorados com material concreto e tecnológico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta