Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a redução da evasão escolar
nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Monsenhor Salles do Distrito de Galante – PB. Partimos do
pressuposto de que escola enquanto espaço de socialização e produção do conhecimento,
precisa preparar o aluno dessa modalidade de ensino, para que caminhe com seus próprios
passos, tendo autonomia e liberdade. Entretanto, observa-se que pleno século XXI existe
escolas que regulam e classificam os alunos por meio de avaliações padronizadas, assim ao
invés de ser um espaço de inclusão, acaba se tornando um espaço de exclusão, pois os que
não se enquadram nesse modelo, estão fora. Esta situação se agrava ainda mais, quando se
trata da EJA, modalidade de ensino que não tem sido atendida em suas especificidades.
Nesse sentido, é importante refletir sobre a avaliação escolar que é um dos os fatores que
tem levado os alunos a evadir.
Descrição:
NASCIMENTO, R. G do. A evasão escolar na educação de jovens e adultos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Salles. 2014. 29 f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.