Resumo:
Muitos perguntam e poucos explicam, ou sabem explicar, qual o papel da
geometria nos dias atuais e como ela se desenvolveu tanto nos últimos tempos.
Quando se trata de educação pública o assunto quase sempre é desviado e as
coisas ficam mais difíceis. Tal precariedade faz com que poucos tenham acesso à
geometria, para que serve e como funciona. E com essa pesquisa foi possível
comprovar a grande deficiência dos alunos do Ensino Médio em relação ao
conteúdo abordado. O nosso objetivo geral foi descrever como os alunos do 1º
Ano do Ensino Médio resolvem problemas geométricos abertos referentes ao
conteúdo polígonos e seus elementos utilizando o aplicativo GeoGebra. Teve
como objetivos específicos utilizar o aplicativo GeGebra com os alunos no
Laboratório de Informática, possibilitando a exploração deste recurso por parte
dos alunos; conceituar polígonos, seus elementos, nomenclaturas, convexidade e
não-convexidade do polígono; mostrar a possibilidade de utilizar o GeoGebra no
ensino dos polígonos e para auxiliar na resolução de problemas geométricos
abertos. A metodologia usada foi a de resolução de problemas com auxilio do
GeoGebra, o que provocou interesse dos alunos no momento da aplicação no
Laboratório de Informática. Essa pesquisa foi realizada entre outubro e novembro
de 2012, numa turma do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr.
Hortêncio de Sousa Ribeiro, em Campina Grande – PB. Ao concluir a pesquisa
podemos observar uma mudança satisfatoria na forma de pensar dos alunos
quanto em seu comportamento ao se deparar com um meio de ensino da
Matemática apresentado e com isso atingindo o que se era esperado integrando o
GeoGebra com a geometria.
Descrição:
SILVA, M. da.
O Ensino-Aprendizagem de Polígonos com o Auxílio do
Geogebra. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.