Resumo:
Nesta pesquisa investigamos os saberes contemplados/priorizados na formação de professores de Língua
portuguesa e de professores das séries iniciais do ensino fundamental nos cursos de Pedagogia e de Letras de
duas universidades públicas da cidade de Campina Grande- PB. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que os
referidos cursos contemplam de forma minoritária os saberes práticos, dando maior ênfase aos saberes teóricos.
Acreditamos que até mesmo os componentes voltados à prática pedagógica são componentes essencialmente
teóricos. Para verificar nossa hipótese, analisamos o ementário presente no Projeto Político Pedagógico de
ambos cursos. A pesquisa é desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo
teorizados por Bronckart (2006, 2008, 2012) e pela teorização acerca dos saberes docentes propostos por Tardif
(2012), bem como pelos estudos de Fiorentini; Souza; Melo (1998). A análise permitiu destacar que ambos
cursos contemplam de formas distintas os saberes teóricos e os saberes práticos. A análise dos ementários
evidenciou que, enquanto o saber prático no Curso de Letras é pouco explorado, no Curso de Pedagogia o saber
prático recebe um direcionamento maior.
Descrição:
MOURA, L. de O. B. M. de. Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.