UEPB - Repositório Digital

Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de
dc.date.accessioned 2017-02-21T13:58:48Z
dc.date.available 2017-02-21T13:58:48Z
dc.date.issued 2014-06-13
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12430
dc.description MOURA, L. de O. B. M. de. Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa investigamos os saberes contemplados/priorizados na formação de professores de Língua portuguesa e de professores das séries iniciais do ensino fundamental nos cursos de Pedagogia e de Letras de duas universidades públicas da cidade de Campina Grande- PB. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que os referidos cursos contemplam de forma minoritária os saberes práticos, dando maior ênfase aos saberes teóricos. Acreditamos que até mesmo os componentes voltados à prática pedagógica são componentes essencialmente teóricos. Para verificar nossa hipótese, analisamos o ementário presente no Projeto Político Pedagógico de ambos cursos. A pesquisa é desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo teorizados por Bronckart (2006, 2008, 2012) e pela teorização acerca dos saberes docentes propostos por Tardif (2012), bem como pelos estudos de Fiorentini; Souza; Melo (1998). A análise permitiu destacar que ambos cursos contemplam de formas distintas os saberes teóricos e os saberes práticos. A análise dos ementários evidenciou que, enquanto o saber prático no Curso de Letras é pouco explorado, no Curso de Pedagogia o saber prático recebe um direcionamento maior. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Letras pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta