dc.contributor.author |
Moura, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-21T13:58:48Z |
|
dc.date.available |
2017-02-21T13:58:48Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12430 |
|
dc.description |
MOURA, L. de O. B. M. de. Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa investigamos os saberes contemplados/priorizados na formação de professores de Língua
portuguesa e de professores das séries iniciais do ensino fundamental nos cursos de Pedagogia e de Letras de
duas universidades públicas da cidade de Campina Grande- PB. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que os
referidos cursos contemplam de forma minoritária os saberes práticos, dando maior ênfase aos saberes teóricos.
Acreditamos que até mesmo os componentes voltados à prática pedagógica são componentes essencialmente
teóricos. Para verificar nossa hipótese, analisamos o ementário presente no Projeto Político Pedagógico de
ambos cursos. A pesquisa é desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo
teorizados por Bronckart (2006, 2008, 2012) e pela teorização acerca dos saberes docentes propostos por Tardif
(2012), bem como pelos estudos de Fiorentini; Souza; Melo (1998). A análise permitiu destacar que ambos
cursos contemplam de formas distintas os saberes teóricos e os saberes práticos. A análise dos ementários
evidenciou que, enquanto o saber prático no Curso de Letras é pouco explorado, no Curso de Pedagogia o saber
prático recebe um direcionamento maior. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria de Fátima Alves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |