Resumo:
O presente estudo teve como propósito fazer uma análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na Paraíba e dissertar sobre seu comportamento em 2013, no universo que compreendeu as escolas da rede pública, com ênfase nas localizadas no município de João Pessoa – PB. Apresentou como pilares teóricos o Decreto 6.094, de abril de 2007 e as Diretrizes e Bases constantes no Plano Nacional da Educação, que juntos, agregaram papel fundamental e norteador na gestão educacional cotidiana brasileira. Por sua vez, pela técnica interpretativa de dados pretendeu como alcance a extração de informações sobre a evolução do indicador IDEPB, para finalidades de decisão e controle de resultados. Assim sendo, os resultados apontados no período de 2013 identificaram que a maior parte das escolas do Estado teve uma progressão nos indicadores se apenas considerado como base o período anterior avaliado, assim como a sua abrangência de níveis participantes; porém quanto à estimativa da meta, os ciclos finais de ensino fundamental e de nível médio não alcançaram isoladamente os resultados pretendidos. Reforço em qualificação de professores e do ensino, propostas e prática que visem um avanço das condições sociais dos estudantes de rede pública, além do controle no repasse de investimentos direcionados à educação são algumas das soluções apontadas para viabilizar gradativamente esse quesito
Descrição:
ARAUJO, Marcelle Mateus Carneiro de. Abordagem sobre o IDEB e seu desdobramento no contexto da rede pública estadual, com enfoque nas escolas situadas em João Pessoa/PB. 2017. 29f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.