UEPB - Repositório Digital

Abordagem sobre o IDEB e seu desdobramento no contexto da rede pública estadual, com enfoque nas escolas situadas em João Pessoa/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araujo, Marcelle Mateus Carneiro de
dc.date.accessioned 2017-02-23T16:40:03Z
dc.date.available 2017-02-23T16:40:03Z
dc.date.issued 2017-02-17
dc.identifier.other CDD: 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12474
dc.description ARAUJO, Marcelle Mateus Carneiro de. Abordagem sobre o IDEB e seu desdobramento no contexto da rede pública estadual, com enfoque nas escolas situadas em João Pessoa/PB. 2017. 29f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como propósito fazer uma análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na Paraíba e dissertar sobre seu comportamento em 2013, no universo que compreendeu as escolas da rede pública, com ênfase nas localizadas no município de João Pessoa – PB. Apresentou como pilares teóricos o Decreto 6.094, de abril de 2007 e as Diretrizes e Bases constantes no Plano Nacional da Educação, que juntos, agregaram papel fundamental e norteador na gestão educacional cotidiana brasileira. Por sua vez, pela técnica interpretativa de dados pretendeu como alcance a extração de informações sobre a evolução do indicador IDEPB, para finalidades de decisão e controle de resultados. Assim sendo, os resultados apontados no período de 2013 identificaram que a maior parte das escolas do Estado teve uma progressão nos indicadores se apenas considerado como base o período anterior avaliado, assim como a sua abrangência de níveis participantes; porém quanto à estimativa da meta, os ciclos finais de ensino fundamental e de nível médio não alcançaram isoladamente os resultados pretendidos. Reforço em qualificação de professores e do ensino, propostas e prática que visem um avanço das condições sociais dos estudantes de rede pública, além do controle no repasse de investimentos direcionados à educação são algumas das soluções apontadas para viabilizar gradativamente esse quesito pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alexandre Cesar da Cunha Leite pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Rede pública pt_BR
dc.subject Plano nacional da educação pt_BR
dc.title Abordagem sobre o IDEB e seu desdobramento no contexto da rede pública estadual, com enfoque nas escolas situadas em João Pessoa/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta