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Este trabalho tem como objetivo verificar o nível de divulgação das empresas brasileiras listadas no setor de consumo não cíclico na BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2013, no que tange as determinações impostas pelo CPC 15 quando na aquisição de um novo negócio. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória e de natureza quali-quantitativa. Foi utilizado um índice de disclosure aplicado nos estudos de Nakayama (2012), Assis et al. (2013) e Costa e Martins (2014). Das 47 empresas brasileiras do setor de consumo não cíclico, 27 contemplaram a amostragem da pesquisa. Os resultados encontrados mostram que, no período analisado foram divulgadas 85 operações de combinação de negócios, sendo 72 aquisições, 5 incorporações, 5 aquisições reversas e 3 cisões. Foi possível inferir que o nível de divulgação das empresas encontra-se baixo, pois o maior índice de disclosure alcançado foi 0,4596, pela companhia M.DIASBRANCO em 2011, portanto muito ainda se tem que melhorar quanto ao cumprimento das exigências estabelecidas pelo CPC 15. No que tange as empresas que se destacaram com os melhores índices de divulgação no período analisado, pontua-se a M.DIASBRANCO, V-AGRO e QUALICORP, nesta respectiva ordem. As categorias de informações demandadas pelo CPC15 mais evidenciadas foram as informações gerais e informações sobre combinação de negócios alcançada em estágios e as menos evidenciadas foram informações sobre acordos de contraprestação contingente, informações sobre transações reconhecidas separadamente da combinação de negócios e, informações sobre passivos contingentes. |
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