Resumo:
Atualmente as escolas enfrentam o desafio de preparar o educando para a vida em uma
sociedade cada vez mais complexa, provendo seu crescimento intelectual e pessoal,
garantindo assim exercício pleno da cidadania. Da educação básica, o ensino médio é o
principal responsável pela preparação para o trabalho, onde são passados os conhecimentos
científicos e a formação para o mundo do trabalho. Necessitando, por isso, de métodos de
ensino que explorem os conhecimentos dos alunos, promovendo ações interdisciplinares e
prática de acordo com a realidade de cada um, principalmente quando se trata de processo de
avaliação, uma vez que avaliar o aluno da Educação de Jovens e Adultos – EJA requer
práticas diferentes daquelas empregadas no ensino regular. Nesta perspectiva e tendo em vista
que a tarefa de avaliar deve começar no primeiro dia de aula, que o educador deve traçar seu
plano de aula baseado nas informações repassadas pelos seus alunos para que seu trabalho
esteja condizente e alicerçado em dados reais e informações sobre os educandos é necessário
que haja uma integração entre os critérios determinados pelo professor e o processo de
avaliação. Portanto, o presente trabalho analisa a avaliação no processo ensino-aprendizagem na
modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, baseado em estudiosos como: Luckesi,
Hoffmann, Freire, Gadotti e outros.
Descrição:
SILVA, Ricardo José da. Avaliação do aluno da EJA no contexto escolar. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2017. [Monografia]